Corporação e organização espacial : um estudo de caso
Palavras-chave:
Fumo, Empresas multinacionaisResumo
- Resumo:
O presente artigo procura analisar a espacialidade do grupo Souza Cruz. Trata-se de um poderoso grupo constituído por 14 empresas vinculadas aos ramos fumo e cigarros, papel e celulose, sucos de frutas, filmes de polipropileno, engenharia genética e numerosos serviços. A principal empresa, a Companhia de Cigarros Souza Cruz, responde por cerca de 80% do mercado brasileiro de cigarros, possuindo numerosa rede de filiais vinculadas à assistência agrícola, comercialização e beneficiamento do fumo em folha, industrialização de cigarros e distribuição atacadista Constitui ela o ponto focal de um complexo de atividades integradas envolvendo a produção de matérias-primas e bens intermediários diversos.
As outras empresas do grupo, além de se vincularem direta e indiretamente à empresa cigarreira, produzem produtos de consumo, matérias-primas e bens intermediários para outras empresas; dispõem também de complexa espacialidade, com numerosas localizações e interações espaciais.
- Abstract:
This article aims to analyze the spatiality of the Souza Cruz group, a branch of BAT Industries Group. There are 14 firms, the main one of them is that producer of cigarettes (Companhia de Cigarros Souza Cruz), responsible for 80% of Brazilian market.
The group, a real agribusiness one, is submitted to a strong process of vertical concentration focusing in the cigarette producing firm. Several buying and tobacco processing units, cigarette manufacturing plants and wholesaling units are functionally integrated. The other firms sell raw-material and intermediate goods to the main firm; however they have their own markets. Their spatiality is also very complex.