Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em diretrizes para autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o texto e o arquivo não contêm identificação do autor.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos manuscritos em português e espanhol. O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.

Nas citações diretas, no corpo do texto, é necessário especificar o autor, o ano e a página da citação (apenas no caso de citações ipsis litteris). Todas as citações de obras em idiomas outros que não o do artigo devem ser traduzidas, com o trecho na língua original incluído em nota.

Ilustrações - Mapas, tabelas, gráficos e ilustrações em geral deverão estar inseridas no corpo do texto, com resolução padrão de compactação de imagens ou até 220 dpi, e não ao final do documento conforme as regras anteriores de submissão. Estes mesmos Mapas, tabelas, gráficos e ilustrações em geral também devem ser apresentados em arquivos separados do texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo, 300 dpi, em tamanho natural e salvas em formato JPEG e em cores RGB. Tabelas devem vir em arquivos Word (ou Libre Office); gráficos e planilhas em Excel, sempre com indicação de título e fonte. Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter, no mínimo, 3 megapixels de resolução. Todas as imagens devem vir com a devida numeração e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

Resumo - Os manuscritos devem vir acompanhados de resumo na língua principal e em inglês com, no máximo, 120 palavras.

Palavras-chave - Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original e em inglês, representativas do conteúdo do trabalho.

Notas - As notas devem ser numeradas e indicadas ao fim da página em que foram mencionadas no artigo. A referência bibliográfica completa dos documentos ou das obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.

Instruções para elaboração de referências - Todas as obras citadas deverão ser apresentadas ao final do artigo, sob o título Referências, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6023, de agosto de 2002.

Exemplos:

LIVRO

MORAES, A.C.R. Bases da formação territorial do Brasil: o território colonial brasileiro no 'longo' século XVI. São Paulo: Hucitec, 2000.
Chamada no texto (MORAES, 2000)

CAPÍTULO DE LIVRO

NIMER, E. Importância das florestas para a qualidade do meio ambiente. In: Superintendência de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Recursos naturais, meio ambiente e poluição. Vol. II, Meio ambiente e poluiçãoRio de Janeiro: IBGE/SUPREN, 1977, p. 75-83.
Chamada no texto (NIMER, 1977)

ARTIGO DE PERIÓDICO

BRAUN, O.P.G. Contribuição à geomorfologia do Brasil Central. Revista Brasileira de Geografia v.32, n.3, p. 3-39, 1970. 
Chamada no texto: (BRAUN, 1970)

TESES E DISSERTAÇÕES

GRANDI, M.S. A construção escalar da ação no movimento dos sem-teto. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
Chamada no texto: (GRANDI, 2014)

 

SEÇÕES

Artigos

Trabalhos de pesquisa empírica ou teórica (incluindo revisões bibliográficas) que desenvolvam argumentos ou testem hipóteses originais, no campo da geografia e ciências afins, com até 25 páginas.

Notas técnicas

Textos curtos (até 10 páginas) que reportem técnicas e procedimentos de pesquisa e trabalho importantes para o campo da geografia e afins.

Ensaios, comentários e resenhas

Textos curtos (até 10 páginas) que abordem aspectos pontuais da produção no campo das ciências geográficas e afins. Como ensaios e comentários enquadram-se textos mais especulativos e menos ancorados em bibliografia e dados; os comentários podem abordar criticamente algum artigo anteriormente publicado pela RBG, caso em que também se dará devido espaço para a resposta do autor desse texto. As resenhas são apreciações críticas de livros recentemente publicados, no Brasil ou no exterior.

Artigos

Trabalhos de pesquisa empírica ou teórica (incluindo revisões bibliográficas) que desenvolvam argumentos ou testem hipóteses originais, no campo da geografia e ciências afins, com até 25 páginas.

Notas técnicas

Textos curtos (até 10 páginas) que reportem técnicas e procedimentos de pesquisa e trabalho importantes para o campo da geografia e afins.

Ensaios, comentários e resenhas

Textos curtos (até 10 páginas) que abordem aspectos pontuais da produção no campo das ciências geográficas e afins. Como ensaios e comentários enquadram-se textos mais especulativos e menos ancorados em bibliografia e dados; os comentários podem abordar criticamente algum artigo anteriormente publicado pela RBG, caso em que também se dará devido espaço para a resposta do autor desse texto. As resenhas são apreciações críticas de livros recentemente publicados, no Brasil ou no exterior.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.