Padrões atmosféricos, episódios extremos e inundações: um estudo de caso para os municípios das bacias hidrográficas dos Rios Pomba e Muriaé- BHRPMÉ- BHRPM

Autores

  • Thiago Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Tavares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cássia Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Terassi Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8184-0348
  • Emerson Galvani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2026_n1_114-139

Palavras-chave:

Eventos extremos, Janeiro de 2020, Sudeste do Brasil, Zona de Convergência do Atlântico Sul

Resumo

Considerando a interação entre as escalas do clima (Monteiro, 1976; 2013), o objetivo do trabalho foi analisar as condições atmosféricas e os danos associados ao evento extremo de janeiro de 2020 nas bacias hidrográficas dos rios Pomba e Muriaé (BHRPM). O mês de janeiro de 2020 registrou 54,8% dos dias sob atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul-ZCAS e os danos foram mais intensos na BH do rio Muriaé. Com isso, observou-se que os danos associados a inundações na BHRPM estão associados à atuação da ZCAS, mas também estão associados às formas de ocupação da bacia hidrográfica, bem como às relações de chuva-vazão, pois não necessariamente os municípios com maiores totais pluviométricos foram os mais impactados pelos danos das inundações.

Biografia do Autor

  • Camila Tavares, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2022); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2019-2022); Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014-2017); Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima- UFRJ) (2022- atual)

  • Cássia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenadora do Curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenadora da Estação Climatológica Principal ECP Universidade Federal de Juiz de Fora/INMET. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia urbana, cima urbano, climatologia e geoprocessamento. 

  • Paulo Terassi, Universidade de São Paulo

    Paulo Miguel de Bodas Terassi é Doutor em Geografia Física (Ciências) pela Universidade de São Paulo (2019). Graduou-se em Geografia, habilitação em Bacharelado, pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Obteve o título de Mestre em Geografia, área de concentração em Análise Ambiental, pela Universidade Estadual de Maringá (2015).  Desde 2023, atua como Professor Visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR), ministrando disciplinas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, bem como em Engenharia Civil e Engenharia de Energia. No âmbito da pesquisa, desenvolve estudos sobre eventos pluviométricos extremos na região do Lago de Itaipu, com base em dados observacionais e produtos orbitais.

  • Emerson Galvani, Universidade de São Paulo

    Emerson Galvani concluiu o doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2001. Mestre em Agrometeorologia pela ESALQ/USP em 1995. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2026-09-29

Edição

Seção

Dossiê “Clima Urbano”