Saneamento básico e problemas ambientais no Município de Manaus

Autores

  • Cileia Souza da Silva
  • José Cezar de Magalhães Filho
  • Gilda Maria Fonseca de Oliveira
  • Stael Starling Moreira dos Santos

Palavras-chave:

Manaus – AM, Amazonas, Abastecimento de água, Meio ambiente, Saneamento, Saúde pública, Crescimento urbano

Resumo

- Resumo:

O principal objetivo deste trabalho é examinar a questão Saneamento Básico e suas inter-relações com o meio ambiente, avaliando a repercussão dessas relações na saúde da população.

Inicialmente trata da caracterização geral da área do Município de Manaus, dando conhecimento de alguns aspectos físicos da região e do processo de ocupação urbana, componentes importantes para o entendimento das soluções adotadas no campo do saneamento.

Mostra que os vazios demográficos observados na área urbana, seja em razão de entraves físicos ou decorrentes de uma ocupação mal planejada, prejudicam e encarecem a implantação de equipamentos urbanos e de serviços como os dos sistemas de abastecimento de água, esgotos sanitários, limpeza pública e coleta de lixo e da rede de drenagem pluvial, trazendo dificuldades para o controle ambiental.

Em seguida trata dos usos da água para o abastecimento público e para a diluição de esgotos sanitários produzidos e lançados nos igarapés e demais recursos hídricos.

Finalmente, identifica, a nível de Distritos Sanitários, a proporção da ocorrência das doenças preveníveis por serviços de saneamento básico, procurando correlacionar a qualidade da oferta desses serviços com o nível geral de saúde da população.

 

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos