Desertificação : realidade ou mito?

Autores

  • Edmon Nimer

Palavras-chave:

Desertificação, Ecologia, Degradação Ambiental, Desertification, Ecology, Ambiental Degradation

Resumo

Deserto e desertificação, embora tenham a mesma etimologia e, de certa forma, fundamentos semelhantes, designam coisas distintas. Deserto é um clímax ecológico mantido por um equilíbrio homeostático natural; desertificação é um fenômeno de desequilíbrio natural, identificado, essencialmente, por um crescente ressecamento de seu meio ambiente determinado por mudanças do clima regional e/ou do uso inadequado dos solos pelo homem, ou de ambos, simultaneamente.

A degradação do meio ambiente pelo homem, entretanto, não é capaz, por isso, de mudar o clima regional ao ponto de provocar um ressecamento que caracterize um processo de desertificação.

Levando-se em conta a distinção entre o conceito de desertificação e o de deserto, e que esta aridez não depende da ação consequente ou inconsequente do homem in loco, considera-se inadequado o uso do termo desertificação para os casos em que a natureza do fenômeno não estiver comprovadamente associada a uma relação de causa e efeito com mudanças do clima macrorregião.

Nas regiões vizinhas de deserto, como é o caso da região do Sahel, o termo pode ter sua propriedade e adequação, desde que sejam cientificamente reconhecidos que os climas semiáridos dessas regiões estejam se tornando, gradativamente, mais secos há dezenas de anos. Para os casos em contrário, sugere-se o termo semidesertificação. As evidências de ressecamento ambiental em numerosas áreas do território brasileiro são casos em que o uso do termo semidesertificação seria de maior propriedade.

Independente dos termos de referência empregados, os efeitos desses fenômenos extravasam as questões naturais, econômicas e sociais e alcançam as questões políticas, passando, muitas vezes, pela ideologia, pois envolvem problemas de subnutrição, fome e morte. Consequentemente, eles influem na política econômica e, em alguns casos, até mesmo a determinam.

Resulta, daí, a necessidade de desmistificar o conceito de desertificação, depurando-o de suas impurezas de natureza político-ideológica para resgatá-lo para a pesquisa científica. Este foi, aliás, um dos objetivos deste trabalho.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Artigos