Alterações ambientais no Distrito Federal, baseadas na geomorfologia dinâmica

Autores

  • Celeste Rodrigues Maio

Palavras-chave:

Uso do Solo, Ecologia, Geografia Ambiental, Geologia, Geomorfologia, Planejamento Urbano, Use of the soil, Ecology, Environmental geography, Geology, Geomorphology, Urban planning, Distrito Federal, Brasília

Resumo

O presente trabalho é o resumo da primeira parte dos estudos geomorfológicos elaborados, especialmente, para o Projeto "Dinâmica do uso do solo no Distrito Federal: uma contribuição para o estudo de modificações ambientais", em desenvolvimento na SUEGER/IBGE.

Coordenando os levantamentos geomorfológicos, a autora apresenta o estudo do espaço geográfico como um fundamento das bases físicas, das áreas levantadas pela Comissão Belcher, responsável, este, pela escolha do local do planalto Central, quanto à demarcação do Distrito Federal.

Embora, sob o ponto de vista paisagístico, a área escolhida é bem uma projeção, no cenário nacional, devido ao planejamento urbano de Brasília em torno do modelado "sul generis”, do lago Paranoá, as terras envolventes apresentam-se com múltiplas características. Esses registros levaram a autora a conduzir o estudo, com a preocupação de esboçar as divisões em Unidades Morfológicas, caracterizada, cada uma, pela dualidade morfoestrutural, segundo os fatos que norteiam a ocupação humana.

Visão de conjunto se faz mister, por conseguinte, no levantamento dos problemas da terra, procurando-se verificar que, apesar de o Distrito Federal situar-se, geomorfologicamente, na área mais homogênea do planalto Central, o seu estudo acurado mostra a realidade diferente da sua condição geral.

De outro modo, um preparo mais substanciado é indispensável, quanto aos conhecimentos amplos do Distrito Federal, pela precariedade dos trabalhos existentes, nessa abordagem, preparando, assim, a segunda fase do Projeto, onde serão mais seguros os relacionamentos dos fenômenos espaciais.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos