Análise multitemporal da temperatura superficial na produção do clima urbano em Três Lagoas-MS

novas áreas construídas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21579/10.21579/issn.2526-0375_2025_n1_59-74

Palavras-chave:

Climatologia urbana, geotecnologias, dados meteorológicos, Três Lagoas-MS

Resumo

Com base no estudo da produção de um clima urbano, este trabalho objetiva realizar uma análise multitemporal da formação de um clima urbano, no âmbito da temperatura superficial, em Três Lagoas, com base no processo de expansão da malha urbana e da análise das características térmicas locais. A metodologia consistiu na elaboração de mapas de uso e ocupação do solo, além do uso de imagens das bandas 4 (vermelho), 5 (infravermelho próximo) e 10 (infravermelho termal) do satélite Landsat 8 (dos dias 27 de julho de 2013, 10 de agosto de 2018 e 23 de julho de 2023) para a elaboração de mapas termais e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Com base nas alterações do uso e ocupação do solo da cidade, foram identificadas cinco novas áreas construídas nas bordas intraurbanas de Três Lagoas ao longo do período analisado, em que houve a diminuição nos valores do NDVI, bem como o aumento da temperatura superficial em três pontos analisados.

Biografia do Autor

  • Diogo Cerdan Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Geografia (2022) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Atualmente (2024) é Mestrando do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS. Membro da Associação Brasileira de Climatologia Geográfica. Integra o Laboratório de Estudos Urbanos e do Território (LETUR) e o Laboratório de Geoprocessamento (LAPEGEO SIG) e desenvolve pesquisa no âmbito da Geografia Urbana e Climatologia, trabalhando com a Produção do Espaço Urbano, Clima Urbano e Geotecnologias.

  • Patrícia Helena Milani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutorado em Geografia. Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Três Lagoas, MS, Brasil.

  • Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP (2005), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Geografia pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (2014). Concluiu pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP (2016) e em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2024). Atualmente é Professora Adjunta dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Três Lagoas. Coordena o projeto de pesquisa Viver na cidade tropical: risco e vulnerabilidade socioambiental. Membro da Associação Brasileira de Climatologia Geográfica e da International Association for Urban Climate. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Geotecnologias e Risco e vulnerabilidade socioambiental. Bolsista Produtividade Fundect/CNPq.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Edição

Seção

Dossiê “Clima Urbano”