O Mapa municipal digital : apoio à base territorial rural do Censo 2000

Autores

  • Anna Lucia Barreto de Freitas

Resumo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE-, órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão da Presidência da República, através do Departamento de Cartografia da Diretoria de Geociências, é responsável pela elaboração dos mapas municipais, que são as bases cartográficas dos Mapas Municipais para fins Estatísticos. Estes mapas, com um sistema de cadastros, formam o que se convencionou chamar de Base Territorial para fins censitários Estes mapas formam a componente rural desta Base.

            Até o Censo Demográfico 1996 estes mapas eram confeccionados de forma analógica, através de desenho oriundo da compilação das folhas topográficas que espelham o território do município.

            Para o Censo 2000, a produção deste mapa será toda feita em meio digital através de um aplicativo que automatiza todo o processo de confecção do mapa Este processo também implicou a conversão dos originais do mapeamento das escalas topográficas do mapeamento sistemático, reunindo num esforço conjunto o IBGE e a Diretoria do Serviço Geográfico do Exército - DSG. Além disso, foram planejadas e executadas campanhas de atualização cartográfica de campo e gabinete para os 1058 mais populosos municípios brasileiros- com população maior que 25000 habitantes.

            Este ensaio mostrará como o Departamento de Cartografia do IBGE esquematizou-se e vem se preparando nesta nova forma de produção do mapa municipal como apoio ao Censo 2000.

 

 

- Abstract:

            The Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE -, is an institution of Financial Ministry of the Presidency of the Republic, through the Department of Cartography of the of Earth Science Management, is responsible for the elaboration of the municipal maps. These maps are used to geographical reference in data acquire for demographic census.

            These maps, together with a systems of registration form what it stipulated to call Territorial Base. These maps form to rural component of the Base.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Artigos