Uma Visão geográfica acerca da questão ambiental
Keywords:
Geografia ambiental, Gestão ambientalAbstract
- Resumo:
Ao abordar a questão ambiental o presente estudo propõe que a mesma seja contemplada de forma globalizante, apoiada num conceito de meio ambiente próximo ao de espaço geográfico, uma vez que as instâncias natural e socioeconômica ensejam níveis de preservação e/ou de degradação Inerentes à própria forma de organização da sociedade no território, anulando, deste modo, a dicotomia frequentemente posta entre Economia e Ecologia.
Tal postura, na medida em que envolve o resgate da unidade da Geografia ao procurar abordar a relação sociedade-natureza como foco do comprometimento das condições ambientais, supera o reducionismo presente em relações analíticas do tipo homem/melo, homem/homem, responsável ora por esquemas funcionalistas assentados na relação causa-efeito, ora por um determinismo social Igualmente estéril.
Desta forma, a análise enfatiza a necessidade de se romper com a estreiteza da postura setorizada do problema, passando a privilegiar a dimensão em érea da questão ambiental. Nesse sentido, a multiplicidade de inter-relações e articulações de atributos vinculados ao comprometimento ambiental numa dada érea é mais claramente apreendida e desdobra-se em Indicativos de soluções, quando encarada sob a 6tlcs dos processos sociais que engendram a historicidade dos fenômenos em causa
- Abstract:
The aim of this paper is to contribute for better understanding the environmental question based on the comprehension of processes and forms of spatial organization. In this way the relations between man and nature are emphasized as the focus of environmental problems. On the other hand, the so called fallacy between Ecology and Economy is re-thought. Regional approach is proposed as the most appropriate method for understanding the strategies of the several actors that lead environmental impact as a result of spatial occupation.