Promoção imobiliária e espaço residencial da classe média na periferia metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Diva Almeida Furlanetto
  • Jana Maria Cruz
  • Roberto Schmidt de Almeida

Palavras-chave:

Nova Iuaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Urbanização, Crescimento Urbano, Uso do Solo, Geografia Urbana, Urbanization, Urban Growth, Use of Soil, Urban Geography, Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho analisa as ações de um agente modelador do uso do solo urbano, o incorporador/construtor imobiliário nos três maiores municípios da periferia metropolitana do Rio de Janeiro - Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo. Foi dada uma ênfase especial a Nova Iguaçu, por ser o que apresentou maiores transformações em seu tecido urbano e uma grande variedade de atuações desses incorporadores.

O estudo levanta questões sobre o processo de heterogeneização espacial que vem ocorrendo principalmente nos distritos sede dos municípios e que está gerando novos padrões de localização industrial, comercial/serviços e residencial. Tal processo contrapõe-se a um consenso que vincula a periferia como um todo a caracterizações como: área não desenvolvida, lugar de população de baixa renda, subúrbios dormitórios, espaço dos loteamentos populares de autoconstrução. Consenso esse que levou a periferia a ser encarada de maneira homogeneamente simplista como o espaço da pobreza, que se confronta a um núcleo considerado como o lugar da riqueza, das oportunidades de trabalho, de morar bem.

Apresentando uma visão geral da estrutura operacional da promoção imobiliária atuante na periferia, o trabalho mostra a atual organização do espaço residencial que cria áreas privilegiadas para uma classe média que se organiza principalmente em bairros adjacentes ao núcleo central dos distritos sede, através de “condomínios horizontais” (bairros pré-construídos) e renovação urbana de áreas mais pobres sob a forma de grandes edifícios residenciais.

 

- Abstract:

This paper examines the actions of one type of urban land agent - real-estate business-promoters - in the three largest municipalities of the metropolitan periphery of Rio de Janeiro - Nova Iguaçu, Duque de Caxias and São Gonçalo. The changes in the urban tissue of Nova Iguaçu were particularly marked and, as it also displays the variety of activities of the real- state business-promoters, its study was emphasized.

The spatial differentiation process particularly noticeable in and around the city center (CBD) of the municipalities - and which generates new patterns of industrial, commercial and service, and residential location - is the central issue of the paper. This process challenges the widely held view of the periphery as an undeveloped area, the locus of low-income strata, a commuting suburban area, typically made up of popular, self-help built housing. This homogeneous and simplistic view opposes the periphery - the space of the poor to the nucleus - the space of riches, job opportunities and good quality housing.

An overview of the operational structure of real estate business in the periphery shows a very different situation, as illustrated by the current organization of residential space, with privileged, middle ·class areas around the city centers. This organization is carried out mainly through the building of "horizontal condominiums" and the urban renewal of poorer areas through erecting large residential buildings.

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Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos