A pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX

Autores

  • Antonio Carlos Vitte Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp. http://orcid.org/0000-0002-8917-7587
  • Maira Kahl Ferraz Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2016_n2_p35-47

Palavras-chave:

Landscape paintings, geomorphology, American West, John Wesley Powell, Hudson River School.

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a relação entre a pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX. O caso estudado é o da Hudson River School, escola representativa na pintura de paisagem, na qual os artistas acompanhavam muitas expedições para o oeste americano. Dois artistas merecem destaque: Stanford Gifford e Thomas Moran, que, influenciados pelo uniformitarismo de Lyell e pelas pesquisas em geologia e geomorfologia, pintaram as grandes paisagens geomorfológicas que ilustraram as principais teorias de evolução do relevo no oeste americano, como as de John Wesley Powell.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Vitte, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp.

      

  • Maira Kahl Ferraz, Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp.

      

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos