A Organização do espaço no baixo Vale do Taperoá : uma ocupação extensiva em mudança

Autores

  • Marta Inez Medeiros Marques
  • José Mauro da Silva Cachapuz
  • José Graboiz

Palavras-chave:

São João do Cariri, Cabaceiras – PB, Paraíba, Geografia física, Climatologia, Pecuária, Agricultura, Produtividade agrícola

Resumo

- Resumo:

O baixo Taperoá é um exemplo didático de organização do espaço no semiárido. A área estudada corresponde a terras dos Municípios de São João do Cariri e Cabaceiras, ambos de semiaridez acentuada, o que ressalta a importância do vale e de seu estudo.

Visando a compreender as transformações que se passam nesta área de ocupação tradicional e extensiva, o trabalho foi estruturado em dois blocos onde se estudou a morfologia agrária, os sistemas agrícolas, as relações de trabalho, a estrutura fundiária e a comercialização. O primeiro bloco trata das formas extensivas de ocupação, nas quais se assentam as bases das referidas transformações, cujo melhor exemplo é a cultura irrigada do alho Incentivada pelo estado, objeto do segundo bloco.

A pesquisa fez ver um mundo tradicional em mudança, mesmo que seja apenas uma pequena porção de uma das regiões mais pobres da Paraíba e do Brasil e que esteja muito distante da realidade dos grandes centros, onde as transformações são mais profundas. Este universo de pequenos produtores, ainda fortemente marcado pelo caráter extensivo da atividade agrária, vem sofrendo impactos do processo de modernização cujos reflexos são evidentes em sua projeção espacial. Apesar da maior importância da pecuária, setor onde principalmente se dá a acumulação do capital, ressalta, no processo de mudança, o grande crescimento da cultura do alho com base na difusão de novos métodos de irrigação. Sua adaptação ao semiárido, embora trazendo muitos problemas, e a sua realização ao longo da última grande seca demonstra a óbvia possibilidade da produção de alimentos nas condições mais adversas. Fica evidente, através deste exemplo, o uso ideológico, não só da seca mas também da semiaridez. O estado perseguindo, a qualquer custo, o aumento da produtividade, adota medidas que, criadas por tecnocracia distante da realidade, desprezam, de saída, as limitações desta ecologia, apesar do discurso oficial ser muito diferente. Disto resulta a degradação do meio natural, traduzida pela salinização e acentuação da destruição dos solos e da cobertura vegetal. Esta política agrária se reflete também na tendência à concentração da renda e da terra detectada na região e coerente com este momento de mudança do capitalismo.

 

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Artigos