Evolução geoambiental da Região Metropolitana de Porto Alegre : Rio Grande do Sul

Autores

  • Celeste Rodrigues Maio

Palavras-chave:

Porto Alegre, Ecologia, Meio Ambiente, Geografia Ambiental, Gestão Ambiental, Environment, Environmental Geography, Environmental management, Rio Grande do Sul

Resumo

No presente estudo sobressai a análise geomorfológica, como essencial, no sentido de se processar um diagnóstico ambiental sobre as regiões metropolitanas brasileiras.

As condições do meio ambiente, os desequilíbrios ecológicos e as alterações dos ecossistemas apresentam, nesse trabalho, raízes situadas em fases diversas da ocupação humana, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

O trabalho objetiva, ademais, destacar as condições principais de alterações ambientais, que, embora se manifestem sob forma de impactos atuais, evoluíram de fontes remotas.

As preocupações com as depredações ao meio físico são antigas, como registram os analistas do Século XIX, em sábias referências que entram em acordo com as mais modernas técnicas de Sensoriamento remoto.

O estudo constitui o capítulo inicial do relatório sobre “Poluição das águas na Região Metropolitana de Porto Alegre” (RS), constante da série de projetos programada pelo IBGE, como os das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte (MG), do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP).

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Artigos