Elementos da urbanização no Sudeste do Brasil

Autores

  • Fany Davidovich

Palavras-chave:

Crescimento Urbano, Urbanização, Urban Growth, Urbnaization, Urban renewal, Renovação Urbana, Brasil, Sudeste, Região Sudeste

Resumo

O trabalho propõe-se a uma interpretação da urbanização no trecho do Território Nacional que se constituiu em área privilegiada das estratégias do capital no País.

A análise centrou-se na associação da urbanização com crescimento econômico, diretriz governamental adotada por um chamado ''capitalismo politicamente orientado''. Sua proposta básica aponta para a necessidade de considerar a relação entre as transformações do formato urbano e os impasses enfrentados pela acumulação.

Dois momentos principais foram identificados: a crise dos anos 30, quando a grande cidade, particularmente o Rio de Janeiro, se constituiu em suporte político-ideológico de novos rumos do poder e de uma orientação econômica de cunho nacionalista; e o período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, quando o desenvolvimento da indústria e das forças produtivas, sob acentuada internacionalização da economia, implicou a estruturação de novo formato urbano.

Esse novo formato envolveu a crescente socialização urbana do espaço, que se traduziu: na ampliação da divisão social e territorial do trabalho, concretizada em diferentes dimensões ou escalas espaciais, compreendendo centros mais e centros menos integrados à metropolização; na expansão dos meios e vias de transporte e comunicações, das redes de energia e de outros elementos da infra- estrutura, reclamada pela necessidade de circulação do novo valor então gerado. Tais características levam a identificar o Sudeste como um “complexo territorial”.

Questionamentos foram levantados em torno de problemas de gestão territorial, da desconcentração/ descentralização de atividades e à indagação sobre o futuro do formato urbano criado pelo capitalismo industrial e financeiro, ante os novos impasses enfrentados pelo processo de acumulação, a nível nacional e internacional.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos