O Processo de urbanização brasileiro : uma contribuição à formulação de uma política de desenvolvimento urbano/regional

Autores

  • Speridião Faissol
  • Lana Lima Moreira
  • Marilourdes Lopes Ferreira

Palavras-chave:

Geografia Regional, Crescimento Urbano, Urbanização, Política Urbana, Geografia Urbana, Regional Geography, Urban Growth, Urbanization, Urban Policy, Urban Geography

Resumo

Este trabalho objetiva a análise da dinâmica urbano/industrial brasileira com base em uma abordagem regional. Para tanto procura-se avaliar os principais problemas do modelo de desenvolvimento econômico adotado, na tentativa de buscar elementos relevantes para formulação de políticas específicas de desenvolvimento urbano/regional.

Para o desenvolvimento deste trabalho, parte-se do pressuposto que a dinâmica urbano/industrial tem sido a mola mestra do processo de desenvolvimento no Brasil, sem que tenha ocorrido uma avaliação mais profunda da adequabilidade do referido modelo econômico frente a um dado contexto econômico, social e político.

A segunda premissa que orienta este estudo é a de que o processo de desenvolvimento no Brasii se ajuste. de forma genérica, ao modelo centro periférico.

A ordenação dos temas tratados, neste trabalho, segue a linha de pensamento explícito acima, assim é que no primeiro capítulo procura-se elaborar uma análise do processo de desenvolvimento. Dentro de concepção centro periférico.

O segundo capítulo trata do processo de urbanização objetivando uma avaliação de hierarquia urbana e do papel de industrialização. Com base no quadro de referência estruturado a partir dos dois primeiros capítulos, passa-se a examinar, no Capítulo 3, os espaços regionais, aqui representados por agregados mesorregionais.

Neste caso. Procura-se identificar como as estruturas regionais são afetadas e afetam o processo de desenvolvimento, para finalmente combinar elementos que permitam sugerir uma política de desenvolvimento urbano/regional onde se possa maximizar a função eficiência – equidade.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos