A Evolução da agricultura na Região Sul na década de 70

Autores

  • Olindina Vianna Mesquita
  • Solange Tietzmann Silva

Palavras-chave:

Inovações agrícola, Projetos de desenvolvimento agrícola, Geografia Agrícola, Geografia Rural, Agricultura, Agricultural innovations, Agricultural development projects, Agricultural Geography, Rural Gerography, Agriculture, Brasil, Sul

Resumo

A grande expansão, ao longo da década de 70, da lavoura comercial da soja com estímulos oficiais à produção para exportação, inseridos num contexto mais amplo do processo de acumulação do capital, influiu decisivamente nas transformações da agricultura da Região Sul, que até o final dos anos 60 se caracterizava como produtora de alimentos para o mercado interno.

O processo de expansão da lavoura temporária, associado, sobretudo, ao incentivo à cultura da soja, ocorreu num contexto produtivo marcado pela difusão acelerada da mecanização, elemento importante da agricultura moderna que marcou a década de 70. Concomitantemente às alterações ocorridas no nível técnico produtivo da agricultura registraram-se mudanças na estrutura fundiária, uma vez que um processo de concentração de terras acompanhou as alterações na escala de produção. Efeitos diretos da modernização da agricultura e da concentração fundiária se fizeram sentir sobre o contingente de pessoas ocupadas em atividades agropecuárias e sobre as formas de exploração dos estabelecimentos rurais, uma vez que houve redução da capacidade de absorção da mão de obra na agricultura, acentuação da condição de exploração direta pelo proprietário e redução das formas de exploração indireta como a parceria e o arrendamento. Com isto, formou-se um excedente de mão de obra que se dirigiu para as áreas de fronteira agrícola do Centro-Oeste e Norte, em face das reduções crescentes da garantia de sobrevivência nos limites regionais.

Entretanto, se a difusão intensa. da lavoura modernizada da soja excluiu da nova estrutura produtiva os pequenos produtores sem terra ou com acesso a propriedade de dimensão muito pequena, que se viram impossibilitados de reproduzir suas condições de existência no espaço agrário regional, houve, nesse espaço, a integração de pequenos produtores da nova organização produtiva comandada pela soja. Um segmento desses pequenos produtores se capitalizou, uma vez que conseguiu a reprodução ampliada de seus meios de produção, enquanto outro segmento consegue apenas garantir a manutenção da unidade familiar de produção. Aqueles produtores diretos que não conseguiram se manter no sistema produtivo associado à soja, tiveram, como opção de permanência na região, a vinculação às lavouras de alto valor comercial ou à criação de suínos e aves em sistema de integração à indústria..

O modelo de crescimento da agricultura da Região Sul, reflexo do modelo de crescimento mais amplo da agricultura nacional, gerou problemas que levam, na década atual, as instituições ligadas à agricultura regional a atuarem no sentido de procurar superar impasses criados pelos rumos da agricultura nos anos 70, em especial procurando deter o agravamento da crise estrutural em que se viu envolvida a pequena produção regional.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos