A Evolução da agricultura na Região Nordeste na década de 70

Autores

  • Marília de Saldanha da Gama Lanzelotte Chmatalik
  • Maristella de Azevedo Brito
  • Thereza Maria Ramos de Oliveira
  • Luiz Sérgio Pires Guimarães

Palavras-chave:

Inovações Agrícolas, Projetos de desenvolvimento agrícola, Geografia Agrícola, Geografia Rural, Agricultura, Agricultural innovations, Agricultural development projects, Agricultural Geography, Rural Geography, Agriculture, Nordeste, Brasil

Resumo

O trabalho em pauta., se propõe a estudar as transformações da agricultura nordestina na década de 70. Foram abordados aspectos concernentes à mecanização da agricultura, à ampliação do espaço agrário e à evolução dos rebanhos. Também, consideraram-se as lavouras permanentes e temporárias. Através da análise das informações disponíveis, detectaram-se diferenciações intraregionais marcantes com relação às formas de crescimento assumidas pela agricultura.

Tem-se um desenvolvimento maior na faixa úmida oriental, com o predomínio de lavouras de alto valor comercial e a tendência à pecuarização de algumas áreas voltadas para a agricultura. Na faixa ocidental do Nordeste. a expansão da fronteira agrícola acentuou o processo de pecuarização e de concentração fundiária. Finalmente, na zona semiárida verificou-se a permanência de instabilidade da produção agrícola, uma vez que houve um impacto reduzido das medidas que conduziriam à maior resistência da economia agrícola às secas periódicas.

Esta diferenciação liga-se à politica governamental para o Nordeste, que privilegiou determinadas áreas em detrimento de outras, na concessão de créditos agrícolas e incentivos fiscais.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos