A Distribuição espacial da criminalidade violenta na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Rosa Maria Ramalho Massena

Palavras-chave:

Sociologia, Análise Espacial, Estatística, Criminologia, Sociology, Spatial Analysis, Statistics, Criminology, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Região Metropolitana do - RJ, Rio de Janeiro - Estado

Resumo

Pouco se conhece sobre crime no Brasil onde praticamente inexistem estatísticas criminais. Embora a criminalidade não seja atributo exclusivo da vida. urbana. nela. se manifesta. Com maior intensidade. O estudo da distribuição espacial da criminalidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro se baseia. nos dados publicados nos Anuários de Estatística Criminal da Secretaria de Segurança Pública. do Estado do Rio de Janeiro e se restringe ao crime violento (estupro, homicídio, lesão corporal e roubo) que representa cerca de 32% do total dos crimes registrados nas delegacias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo o Código Penal os três primeiros são contra a pessoa. e o último contra o patrimônio. Estes dados oficiais, por serem limitados, são aqui utilizados como meros indicadores ou medidas relativas.

No período em questão 1977-80, houve aumento de 9% na criminalidade violenta passando assim de 52,7 para 53,4% o número de vítimas em cada 10.000 habitantes. Persiste a violência letal e sexual. O homicídio doloso é o crime que mais cresce. Porém a criminalidade não se distribuí de maneira uniforme no espaço, nem é semelhante nas diferentes classes sociais, nem seus aumentos ocorrem nos mesmos períodos de tempo. Observa-se uma tendência à concentração de crimes violentos no núcleo onde tem se registrado aumentos em todos os tipos de crime, o que não ocorre na periferia. Esta, a despeito do estigma de violenta, apresentou variação percentual negativa da criminalidade.

A nível da Cidade do Rio de Janeiro o que chama atenção é o deslocamento da criminalidade em direção a Zona Sul. Embora ai se registre os menores índices, nela. Ocorreu a maior taxa de crescimento. Motivo, sem dúvida, para que sua população caracteristicamente de maior renda, prestigio político e poder, reivindicasse medidas de segurança contra a “onda de violência”. Seus índices em 1980 não atingiam aqueles registrados em 1977 nos demais setores da Cidade. Cabe enfim, dada a complexidade do comportamento criminal e sua. integração com outros dados sociais, alertar sobre os riscos de Interpretação dos dados de crimes aqui utilizados. Contudo, o conhecimento da sua distribuição no espaço, pode contribuir para. mostrar a. miséria humana e quem sabe, reduzi-la.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos