Estudo geomorfológico da Bacia do Mazomba (Itaguaí-RJ), com fins ao planejamento do uso da terra

Autores

  • Antônio José Teixeira Guerra

Palavras-chave:

Uso do Solo, Conservação da Natureza, Geologia, Ecologia, Ecossistemas, Geomorfologia, Use of the soil, Conservation of Nature, Geology, Ecology, Geomorphology, Ecosystems, Itaguaí, Rio e Janeiro, Bacia do Rio Mazomba

Resumo

As ciências ambientais podem ser de grande valia para o planejamento do uso da terra. O presente trabalho aborda em especial o papel da Geomorfologia em questões relacionadas ao uso da terra, com o objetivo de se harmonizar o aproveitamento econômico com o equilíbrio do melo ambiente.

Tomando como referencial as formas de relevo e a topografia foram delimitadas cinco unidades ambientais, denominadas: Alto Vale, Alvéolo Intermontano, Baixo Alvéolo Intermontano, Baixo Alvéolo e Planície Fluviomarinho.

Após a delimitação das unidades ambientais foram feitos estudos de detalhe para cada uma, dessas unidades, como coleta de amostras da prata, mangue, calha fluvial, terraço, fundo plano, colúvio e encosta. Estas foram processadas em laboratório e analisados os cálculos dos parâmetros relacionados à média, mediana, desvio padrão, assimetria e curtose.

Como se trata de um trabalho voltado para o planejamento do uso da terra foram confeccionados também mapas de gradiente, de unidades ambientais, uso da terra, solos e geológico/geomorfológico.

Através da análise individual de cada um desses mapas e da sua análise integrada foi possível chegar-se a um quadro da situação atual, potencialidades e riscos para cada uma das cinco unidades ambientais delimitadas.

Este trabalho não teve por objetivo apenas criticar os atuais usos da terra, mas sim através de um estudo comparativo, avaliar quais os usos que tendem a manter o equilíbrio ecológico e os que podem facilmente rompê-lo.

Ficou evidenciada a necessidade de se fazerem estudos Integrados do meio ambiente e do quadro socioeconômico, quando se pretende fazer o planejamento do uso da terra de uma determinada área.

A metodologia aqui adotada pode ser testada e aperfeiçoada para outras bacias de drenagem, que sejam objeto de utilização com fins agrícolas ou industriais. Com isso será possível harmonizar as atividades socioeconômicas com o equilíbrio do meio ambiente.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Edição

Seção

Artigos