Estado da arte da cartografia de paisagens para o semiárido brasileiro

Autores

  • Riclaudio Silva Santos UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Costa de Souza Cavalcanti UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Carlos de Barros Corrêa UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2022_n1_3-31

Palavras-chave:

domínio morfoclimático, unidade geoambiental, ecorregião, unidade ecológica, zonas de vida

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir diferentes propostas de classificação integrada das paisagens que versam sobre o semiárido brasileiro, sejam obras diretamente direcionadas à área em questão ou àquelas que a englobam. São apresentadas um total de 19 diferentes propostas de classificação da paisagem, abrangendo um período de aproximadamente 70 anos de pesquisas voltadas ao estudo das paisagens naturais e que tratam do semiárido brasileiro. O trabalho oferece um guia para a compreensão das principais características destas propostas, abrangendo seus objetivos, bases teóricas, dados utilizados, escalas, metodologias, os principais conceitos, os critérios de classificação da paisagem, as unidades mapeadas, e os locais de destaque de aplicação das abordagens.

Biografia do Autor

Riclaudio Silva Santos, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (Atual). Mestre em Geografia pelaUniversidade Federal de Sergipe (Linha de Pesquisa: Dinâmica Ambiental) (2018). Graduado em Licenciatura emGeografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (2016). Estudante no grupode pesquisa Geossistemas e Paisagem - PAISAGEO, da Universidade Federal de Pernambuco. Estudante noGrupo de Pesquisa em Geomorfologia do Quaternário Continental e Modelagem Ambiental - QUACOMA, daUniversidade Federal de Sergipe. Tem interesse na área de Geografia Física, atuando principalmente com ensinode geociências, cartografia de paisagem, geossistemas, geomorfologia, dinâmica ambiental, sensoriamentoremoto e geoprocessamento.

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Geografia (2013), é professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 2016. Lidera o Grupo de Pesquisas sobre Geossistemas e Paisagem e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO). Está vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas, sendo membro do pleno do departamento e participante do Núcleo Docente Estruturante das licenciaturas. Atua ou atuou como professor nos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciaturas), Geologia, Ciências Ambientais e Engenharia Cartográfica. Foi Professor do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina) entre 2013-2016, quando liderou o Grupo de Pesquisa Paisagem e Patrimônio Natural e ajudou a criar o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Também é colaborador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul. Tem interesse no estudo das paisagens com ênfase para o Semiárido Brasileiro. Tem experiência no levantamento e cartografia de paisagens, na aplicação de geotecnologias para estudos do ambiente, educação geográfica e ambiental e teorias da Geografia Física.

Antonio Carlos de Barros Corrêa, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), fez intercâmbio de graduação na Radford University, Virginia, EUA, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com estágio sanduiche na Universidade de Durham, Reino Unido (2001) e pós-doutorado em geomorfologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) . Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, membro permanente dos programas de pós-graduação em geografia e arqueologia, Lider do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE. Coordenador Adjunto da Área de Geografia da CAPES desde 2018. Vice-presidente da Associação Brasileira de Geografia física desde 2017. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia do quaternário, geomorfologia de ambientes semiáridos, geomorfologia histórica e estrutural, aplicação de índices morfométricos na análise geomorfológica e análise geossistêmica.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Edição

Seção

Artigos