Estudo de uma sequência de solos em Botuporã, Vale do Paramirim-BA
Palavras-chave:
Solos, Levantamentos do solo, GeomorfologiaResumo
Estudaram-se dez perfis de solo de uma vertente inserida em uma região de caráter semiárido, embora alguns setores mais elevados atenuem a severidade do clima em que a pluviosidade é o elemento mais importante da área.
Tal estudo foi planejado para se tentar identificar e entender os processos atuais de gênese, evolução e degradação dos solos deste ambiente, observando-se o equilíbrio e desequilíbrio dentro do ecossistema.
O estudo foi realizado através de observações de perfis e trincheiras na vertente. Procurou-se organizar um modelo por volumes pedológicos com domínios e subdomínios genéticos.
Observou-se que o material da vertente é constituído de dois domínios distintos um domínio de material remanejado ferralítico, superior e comprovadamente proveniente de rochas granito-gnáissicas, e um domínio constituído de material de alteração proveniente de rochas do embasamento. Estes dois domínios têm o limite demarcado pela presença de uma stone line irregular constituída basicamente de fragmentos de quartzo
Pelas observações feitas no campo e pelas análises realizadas, admitiu-se que a evolução latossólica ainda é possível através de processos atuais. Entretanto, à medida que nos afastamos da parte superior da vertente, estes solos se modificam e conduzem rápidas transformações no manto ferralítico.