Reordenação espacial e evolução da economia agrária : o caso das terras altas da transição agreste-mata do Norte de Pernambuco

Autores

  • José Mauro da Silva Cachapuz
  • Caio Augusto Amorim Maciel
  • José Graboiz

Palavras-chave:

Pernambuco, Terras altas, Geografia agrícola, Economia agrícola

Resumo

- Resumo:

Este estudo de caso visou a contribuir para generalizações mais seguras a respeito da realidade agrária nordestina. Seu objetivo essencial foi o de estudar um espaço que representa uma transição entre o Agreste e a Mata, no norte de Pernambuco, e que tem, por conta da existência de um brejo, um caráter de marcada complexidade. Procurou-se analisar, nesse momento de crise que afeta particularmente a lavoura canavieira, as suas interações com as demais atividades agrárias, como a cultura da banana, a pecuária, a viticultura e a produção de alimentos, sem negligenciar-se as relações entre essas últimas. Buscou-se compreender que transformações se realizam nessa economia agrária e como elas se ligam às relações de trabalho, à estrutura fundiária e aos sistemas agrícolas.

O trabalho está dividido em duas partes, tratando a primeira da caracterização e da definição dos subespaços do que denominamos Terras Altas, visando a um conhecimento mais aprofundado das transformações que essa região sofreu ao longo do tempo. Liga-se, assim, à segunda parte, onde se abordam as diversas etapas da evolução da economia agrária local, que se cristalizam em sucessivas reordenações espaciais, cuja análise considera-se como eixo principal do trabalho.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

Artigos