Industrialização e difusão espacial de utilidades domésticas no Brasil : A propagação das modernizações em região periférica (Nordeste do país)

Autores

  • Nilson Cortez Crocia de Barros

Palavras-chave:

Região Nordeste, Urbanização, Desenvolvimento econômico, Industrialização, Eletrodomésticos, Geografia econômica

Resumo

O trabalho aborda a difusão de utilidades domésticas no Brasil. a partir de 1970. Para isto, baseia-se em informações censitárias de 1970 e 1980, referentes ao grau de disponibilidade de aparelhos eletrodomésticos e grau de uso do Gás Liquefeito de Petróleo - GLP como combustível para cocção de alimentos nas unidades residenciais. O estudo se desenvolve segundo o modelo centro/periferia, tomando-se como exemplo de difusão de bens em região periférica o Estado da Paraiba, e como região central, o Estado de São Paulo.

Observou-se mais uma intensa difusão dos bens já referidos, nas décadas de 70 e 80, na periferia, enquanto na região central tais bens (eletrodomésticos) achavam-se já em saturação de difusão, ou próximos a esta situação. No Estado da Paraiba, cidade de Campina Grande, procurou-se avaliar, para o segmento sócio-profissional dos comerciantes ambulantes, a importância da difusão de bens eletrodomésticos usados, mediante pesquisa direta realizada em 1986.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

Comunicações