Saneamento básico e problemas ambientais na Região Metropolitana de Belém

Autores

  • Cileia Souza da Silva
  • Nelly Lamarrão Câmara
  • Stael Sterling Moreira dos Santos

Palavras-chave:

Pará, Belém, Região Metropolitana de – PA, Crescimento urbano, Abastecimento de água, Saúde pública, Saneamento, Meio ambiente

Resumo

- Resumo:

O principal objetivo deste trabalho é examinar a questão saneamento básico e suas relações com o meio ambiente, avaliando a repercussão dessas relações na saúde da população.

Inicialmente trata da caracterização geral da área metropolitana de Belém, dando conhecimento de algumas das características físicas da região e da ocupação urbana, componentes importantes para o entendimento das soluções adotadas no campo de saneamento básico. Mostra ainda a dificuldade apresentada pelo sítio urbano na realização de projetos de implantação do sistema convencional de água potável, esgotos sanitários e coleta de lixo, trazendo como consequência dificuldades para o controle ambiental dos igarapés, canais de drenagem e demais recursos hídricos locais.

Em seguida trata dos usos da água para abastecimento público e para a diluição de esgotos sanitários, produzidos e esgotados para as bacias hidrográficas.

Finalmente, foi possível identificar, em nível de bairro, o comportamento das doenças preveníveis por serviços de saneamento básico em termos de incidência, procurando correlacionar sua incidência às áreas que apresentam situações mais críticas.

 

Downloads

Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

Artigos