Dossiê “Clima Urbano”

2024-11-28

Estão abertas, até 14 de fevereiro, as submissões de artigos para o dossiê temático “Clima Urbano”, com previsão de publicação no volume da RBG de abril de 2025.

A preocupação com a questão climática aumenta sempre que o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) publica seu relatório, demonstrando os prováveis efeitos em escala global dessa crise. Entretanto, os impactos não são distribuídos de forma homogênea sobre o espaço terrestre. Algumas áreas têm sofrido mais que outras. Nesse sentido, visando incrementar a contribuição dos estudos do clima na escala do urbano (local, metropolitano ou regional), foi inserida no debate a questão da urbanização do espaço geográfico e suas desigualdades inerentes, que agravam os problemas de saúde, mobilidade urbana, conforto térmico, ondas de calor e frio, eventos pluviais extremos e a qualidade do ar. Isso implica, muitas das vezes, na necessidade de uma nova governança, que considere não apenas as questões econômicas e sociais, mas também as questões climáticas, que atingem a cidade de maneira desigual.

Por conta desse cenário, este dossiê busca reunir trabalhos teóricos e práticos que contemplem uma discussão de como os estudos de clima urbano podem contribuir para o enfrentamento da crise climática em diferentes escalas. Serão bem-vindos estudos que associem as questões sociais e climáticas em sua diversidade de práticas e perspectivas teóricas. Dentre os temas que podem contribuir ao dossiê, destacam-se: Clima urbano e planejamento; Poluição do ar (Tempestade de areia, Queimadas) e desmatamento; Clima e saúde; Vulnerabilidade social e resiliência frente a eventos extremos do clima; Sistema de gestão de risco climático e governança territorial; Variabilidade e risco climático; Injustiça climática; Desastres naturais (Enchentes e Seca) e crise hídrica.

 

Serviço

Submissões: até 14 de fevereiro de 2025.

Site: https://rbg.ibge.gov.br/index.php/rbg/about/submissions

Organizadores: Edson Soares Fialho (UFV); Charlei Aparecido da Silva (UFGD) e Valdir Adilson Steinke (UnB).